A Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima celebrará em 2026 o Centenário da Fundação, acontecimento de profundo significado espiritual e histórico para toda a Família Reparadora.
Fundada em 6 de janeiro de 1926 pelo Venerável Padre Manuel Nunes Formigão, figura marcante no contexto das Aparições de Fátima, a congregação religiosa feminina deseja viver o Centenário como um tempo de graça, memória e renovação da missão.
“Desejamos que este Centenário possa proporcionar verdadeiramente ocasiões para celebrar, evocar e fazer festa, refletir, contemplar e orar e assim favorecer a participação no momento jubilar”, afirma a Irmã Armandina Neto, Superiora Geral, citada em artigo da edição de outubro-dezembro de 2025 da Stella, revista propriedade da Congregação.
Estão a ser preparadas iniciativas espirituais, culturais e formativas nas várias comunidades onde as Irmãs Reparadoras estão presentes e em missão, nomeadamente em Portugal, Angola, Moçambique e Timor-Leste.
A Congregação anuncia que as primeiras celebrações e eventos do Programa do Centenário serão realizados no Santuário de Fátima / Portugal.
A abertura do Ano do Centenário decorrerá a 1 de janeiro de 2026 com a oração do rosário, às 14h00, na Capelinha das Aparições.
A Eucaristia solene de ação de graças será celebrada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a 6 de janeiro, às 11h00.
A 31 de maio será realizada a Peregrinação da Família Reparadora ao Santuário de Fátima, com celebrações e atividades no Recinto do Santuário e no Centro Pastoral de Paulo VI.
Obras Completas Criticamente Anotadas do Padre Manuel Nunes Formigão
Um dos projetos integrados na celebração do Centenário da Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima foi iniciado em maio de 2025 e tem término previsto para maio de 2028. Trata-se da edição da «Obra Completa Criticamente Anotada do Venerável Padre Manuel Nunes Formigão».
Sonhado pela Congregação há vários anos, no âmbito das decisões tomadas nos XIV e XV Capítulos da Congregação, realizados 2017 e 2023 respetivamente, este projeto está atualmente em desenvolvimento, após o Acordo de Cooperação estabelecido entre a Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima e o Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO) precisamente para a edição da “Obra Completa Criticamente Anotada do Venerável Padre Manuel Nunes Formigão».
“A Congregação sempre acreditou que seria possível e que a melhor altura para o lançamento da Obra, seria o ano do Jubileu da Esperança. É com alegria e com esperança renovada que a Congregação se aventura neste empreendimento com a certeza de que a figura incontornável do nosso Fundador, no contexto fatimita, seja mais conhecida, mais reconhecida e mais valorizada no tecido eclesial da Igreja em Portugal”, escreve a irmã Armandina Neto em outro artigo da mesma edição da Stella.