CONFIAR SEM MEDO

As jornadas sobre o tema "não tenhais medo" realizaram-se em Fátima com uma larga participação de amigos da Congregação, membros da Orf e as irmãs das diferentes comunidades radicadas em Portugal.A Irmã Superiora Geral fez a saudação inicial, dando depois a palavra aos vários conferencistas convidados para estas jornadas.

Um dos conferencistas, pe Manuel Morujão apresentou o tema : Confiar sem medo. Através do uso de power-point despertou a nossa atenção para este tema apresentando ao longo da sua exposição o exemplo de santos que são para nós modelos de confiança:

Quem crê em Deus amor confia, faz a adesão a um Tu que me dá confiança.
Deus é fiel, Deus merece a nossa confiança porque arrisca confiar em nós. Os santos foram especialistas em confiança. S. Paulo na carta aos Romanos diz: Se Deus está por nós quem poderá estar contra nós”
Sta Inácio de Loyola Dizia:” seguindo a Jesus seguia a linha certa.”
A raiz da confiança não está na nossa bondade e virtudes mas no amor que Deus nos tem. Teresa de Jesus Dizia sobre a confiança:” Deus nunca falha aos seus amigos. Ele não nos abandona nunca”
Teresa de Lisieux afirmava:” è a confiança e nada mais que a confiança que nos deve conduzir a Deus”
É imperioso darmos  volta à nossa mentalidade para dar entrada a Deus. O Pe Manuel Nunes Formigão é para nós um exemplo de um coração que confiou ao longo de toda a sua missão: Entrou na aventura de ser iniciador de várias publicações,  aceitou ser  reitor e diretor espiritual  em dois seminários e ser fundador de uma congregação. Iniciar é sempre uma aventura de confiança. A confiança leva-nos a acertar o Norte da nossa vida pela Vontade de Deus. Luther King exprime a força da confiança do seguinte modo:” o medo bateu à porta, a fé foi abrir, e não havia ninguém”
A paz do Coração crente transmite-se a todas as criaturas. A mensagem de Fátima é mensagem de fé e confiança, de esperança. Preparando o centenário vamos exorcizando o medo para chegar lá com uma grande confiança sã e feliz.
A fé gera confiança, é um seguro contra todos os riscos. No nosso coração de Cristo encontramos o seguro contra todos os riscos que se baseia nesta tríplice confiança: confiança em Deus, confiança no outro e confiança em mim.
“ Não cedamos nunca ao pessimismo, à amargura que o diabo oferece todos os dias, não cedamos ao pessimismo e ao desencorajamento” diz-nos o Papa Francisco.
A nossa vida cristã é seguir o eterno vivente Jesus Cristo.

© 2024 IMAGINE